Primeira parcela do Bolsa Família cai depois de quanto tempo da inscrição?

Se você fez a inscrição para o Bolsa Família e quer receber a primeira parcela, precisa entender qual o prazo que o governo tem para efetivar sua entrada no programa.

Primeira parcela do Bolsa Família cai depois de quanto tempo da inscrição?
Foto: Jeane de Oliveira/FDR

É comum que ao solicitar um benefício social do governo, queiramos recebê-lo o mais rápido possível, afinal, faz parte dos direitos. Porém, infelizmente não há um prazo fixado, mas você pode entender mais sobre a média de tempo; confira!

Qual o tempo para começar a receber o Bolsa Família?

Para precisar o tempo para começar a receber o Bolsa Família, temos que separar os dois processos: inscrição e aprovação.

A partir do momento em que você fez a inscrição para o programa, o sistema irá fazer uma análise completa dos dados para verificar a disponibilidade do benefício para a sua família.

De acordo com o governo, não há um prazo estipulado a cumprir, mas varia de 30 a 90 dias. O tempo vai depender de alguns fatores como conformidade dos documentos e fila de atendimento do CRAS.

Em regiões onde o CRAS é mais lotado, naturalmente o tempo será maior. Além disso, enviar uma documentação incompleta também pode atrasar o processo.

Após a análise e aprovação do benefício, o CRAS comunica a famílai sobre a aceitação. A partir daí, os pagamentos das parcelas já serão realizados mensalmente conforme o calendário de pagamento. 

Como saber se fui aprovado para o Bolsa Família?

O cidadão pode acompanhar o processo e o status da inscrição. No momento do cadastro no CRAS, você receberá o Número de Identificação Social (NIS)

Sabendo o número, você pode baixar o aplicativo Meu CadÚnico e fazer a consulta diretamente por ele. Também é possível fazer a consulta no portal do CadÚnico pelo computador.

Se não for possível acompanhar o status pela internet, você pode se deslocar a um ponto de atendimento do Bolsa Família ou telefonar para a Central telefônica do Ministério pelo número 0800 707 2003.

Como acelarar o processo de aprovação no Bolsa Família?

Já na inscrição, o próprio cidadão pode ‘ajudar’ o CRAS na aprovação do benefício. Isso quer dizer que você deve levar todos os documentos da maneira correta.

Isso que, quanto mais claras as comprovações estiverem, mais fácil será para o sistema fazer as verificações.

Entenda que as inconsistências na documentação podem atrasar ainda mais o processo, exigindo conferências ou até mesmo contestações dos dados que você enviou.

Por isso, antes de fazer a inscrição para o Bolsa Família, pesquise bem toda a lista de documentação para o programa.

É comum que as pessoas pesquisem por unidades do CRAS menos movimentadas, mas isso pode não ser uma estratégia das mais efetivas, até porque não é possível saber o volume de inscrições do local.

Além disso, o ideal é que você frequente uma unidade do CRAS próxima de casa, visto que você poderá ter que fazer atualizações para seguir recebendo o benefício.

Portanto, em um primeiro momento, você realmente precisa aguardar a análise do govenro. Porém, caso haja atraso muito grande, pode buscar auxílio especializado.

 

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.