Beneficiários do Bolsa Família: Uso do PIX pode levar ao cancelamento?

Beneficiários do Bolsa Família precisam se atentar com as movimentações que realizam com o serviço do PIX que os bancos oferecem.

No entanto, explicaremos isso melhor a seguir. Afinal, os beneficiários podem usar o PIX, principalmente para transferir a renda que recebem do próprio programa.

Beneficiários do Bolsa Família abrindo o aplicativo em um celular
Imagem: Reprodução

Beneficiários do Bolsa Família podem usar o serviço de PIX? Veja

O PIX é um sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, que revolucionou as transações financeiras no Brasil.

Hoje, ele é tão usado quando o cartão de crédito em todo o território nacional. Mas sempre ficam dúvidas entre os beneficiários do Bolsa Família sobre o uso do serviço.

De todo modo, esclarecemos já que você não vai perder o direito ao Bolsa Família apenas por utilizar o PIX.

O que é o PIX?

O PIX foi lançado em 2020 pelo Banco Central e, desde então, se tornou um dos principais meios de pagamento no Brasil.

Ele permite que transferências e pagamentos sejam feitos em tempo real, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

A sua facilidade e gratuidade, fez muitos brasileiros adotarem a modalidade de pagamento, inclusive os beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família.


Beneficiários do Bolsa Família podem usar o PIX?

Sim, os beneficiários do Bolsa Família podem utilizar o PIX sem qualquer restrição.

Isso porque nenhuma regra do programa proíbe. Por outro lado, o próprio governo deixa claro que é possível utilizar o benefício do Bolsa Família a partir do PIX.

O uso do PIX pode influenciar na análise do benefício?

É um fato que o Governo Federal tem intensificado as suas revisões sobre os beneficiários de programas sociais.

A finalidade, portanto, é garantir que os recursos cheguem às famílias que realmente se enquadram nos critérios do programa.

Embora o uso do PIX em si não leve à perda do benefício, transações financeiras incompatíveis com o perfil de baixa renda podem chamar a atenção.

Transferências recorrentes, por exemplo, de altos valores ou entradas constantes de dinheiro na conta de um beneficiário levantam suspeitas.

Assim, fica subentendido que a pessoa não precisa do benefício, uma vez que o Bolsa Família é destinado a famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Em casos mais extremos, o Ministério do Desenvolvimento Social pode investigar para ver se o beneficiário realmente ainda se enquadra nos critérios do programa.

Como evitar problemas com o Bolsa Família?

O principal ponto que ressaltamos aqui, é que os beneficiários do Bolsa Família devem sempre manter seus dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Afinal, algumas alterações na renda familiar podem afetar a continuidade do benefício.

Além disso, use sempre o PIX de forma transparente, evitando transferir valores que não condizem com a realidade declarada no CadÚnico.

Ressaltamos novamente que o uso do PIX por beneficiários do Bolsa Família não resulta automaticamente no desligamento do programa.

De todo modo, movimentações financeiras incompatíveis com o perfil de baixa renda podem levar à revisão do benefício.

Agora você já sabe que os beneficiários do Bolsa Família podem continuar usando PIX para suas transações diárias.

Mas é sempre se atentar dos limites financeiros compatíveis com sua situação socioeconômica declarada no sistema do governo.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.