As 5 cidades brasileiras com melhor qualidade de vida para mulheres com +60 anos
Veja agora: as 5 cidades brasileiras com melhor qualidade de vida para mulheres com +60 anos!
Se você quer curtir a vida após a aposentadoria com tranquilidade e segurança. pode conhecer as cidades brasileiras com melhor qualidade de vida; confira!
O que uma cidade precisa?
Para oferecer qualidade de vida para a terceira idade, a cidade em primeiro lugar precisa ter uma boa estrutura, com parques, praças e outros ambientes a céu aberto para lazar.
Por sua vez, é preciso oferecer segurança para os cidadãos, sobretudo para ir e vir aos principais pontos da cidade.
Além disso, é importante contar com uma boa rede de hospitais e de serviços de saúde, sobretudo quando fala-se dos mais idosos.
Por fim, é fundamental considerar as questões econômicas, avaliando a qualidade de vida e as possibilidades financeiras dentro da cidade.
Veja as cidades brasileiras com maior qualidade de vida para a melhor idade:
1. Curitiba-PR
A capital do Paraná, Curitiba, é uma cidade grande, mas que não deixa de oferecer boa qualidade de vida.
O município tem mais de 1,7 milhão de habitantes, contando com toda a estrutura para ter uma vida tranquila, destacando-se inclusive pelos parques.
Por outro lado, por tratar-se de uma capital, pode apresentar o aluguel mais caro em comparação com as cidades pequenas, mas bem distante de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo.
2. São Lorenço-MG
A cidade de São Loureço, no interior de Minas Gerais, integrando o Circuito das Águas em plena Serra da Mantiqueira.
O município é reconhecido pela tranquilidade do interior, clima ameno com temperatura média de 18ºC e custo de vida bem mais baixo em comparação às principais capitais do país.
3. São Miguel do Oeste-SC
A cidade de São Miguel do Oeste está na lista do Instituto Longevidade como uma das melhores cidades para envelhecer.
O ranking leva em conta questões de saúde, estrutura e segurança para avaliar os melhores municípios, inclusive levando em conta o painel econômico.
Por sua vez, São Miguel do Oeste está bem no interior de Santa Catarina, a mais de 600km de Florianópolis, capital do estado.
A cidade tem pouco mais de 44 mil habitantes e fica próximo de Chapecó, apresentando um clima ameno e uma economia em pleno desenvolvimento.
4. Vitória-ES
A capital do Espírito Santo se destaca por estar à beira-mar e trazer uma cidade amplamente desenvolvida e confortável.
O município tem pouco mais de 360 mil habitantes, bem menor em comparação a outras capitais brasileiras, sem deixar de lado a qualidade de vida.
Tanto é que faz parte do ranking de melhores cidades para envelhecer ao longo dos próximos anos, com segurança e boa infraestrutura.
5. Adamantina-SP
A cidade do oeste do estado de São Paulo está a mais de 500km da capital paulista.
Apresentando um IDH alto, traz a típica vida interiorana, com pouco mais de 30 mil habitantes para ter tranquilidade.
Dessa maneira, sem dúvida, trata-se de uma boa cidade para viver tranquilamente e com segurança, contando também com uma boa região para maiores recursos.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.