Bolsa Família com cortes: Descubra se você ainda está no programa
Você sabia que o Bolsa Família está com cortes e você precisa descobrir se ainda está no programa!
De acordo com a euipe econômica brasileira, cerca de R$26 bilhões em cortes gerais no orçamento, e o Bolsa Família está no bolo; veja mais sobre o futuro do benefío!
Entenda o corte no orçamento geral
Recentemente, o Governo Federal anunciou um corte de gastos do orçamento de quase R$26 bilhões, o que dev afetar inclusive as áreas dos benefícios sociais.
De acordo com a equipe econômica do país, os cortes fazem parte de um plano de rever gastos considerados como ‘desnecessários’ nos pagamentos dos benefícios e de outras despesas do governo.
Inclusive, o governo anunciou um grande pente-fino no BPC, o Benefício da Prestação Continuada, que vai ser responsável por dificultar o acesso ao benefício.
O pente-fino no BPC
O Benefício da Prestação Continuada, ou simplesmente BPC, é um importante canal de fundos para a população, sobretudo para auxiliar o público com problemas de saúde e baixa renda.
Porém, de acordo com o governo, o BPC vem sendo alvo de fraudes e de golpes, o que motivou o novo pente-fino do governo federal.
Segundo as novas publicações, os beneficiários terão um prazo diferente em cada situação para regularizar a situação do benefício, podendo perdê-lo em caso de não acertar no tempo correto.
E sobre o Bolsa Família?
Os cortes de gastos não entraram sobre o Bolsa Família, ou seja, ainda não houve nenhuma colocação se haverá redução ou cancelamentos para os beneficiários do programa.
Porém, como o corte no orçamento busca interromper as fraudes, a tendência é de que o Bolsa Família também passe por um pente-fino ao longo dos próximos meses, principalmente para identificar problemas.
Como saber se continua cadastrado no Bolsa Família?
Os beneficiários que sentirem maiores dúvidas sobre a atuação situação cadastral têm diferentes maneiras para verificar a atuação situação com o benefício.
Em primeiro lugar, você pode acessar o site do CadÚnico, inserindo as informações de login do Portal GOV.BR. Dentro da plataforma, verifique o campo de ‘Meu Benefício’ para checar a atualização do cadastro do programa.
Vale ressaltar que o CadÚnico não mostra apenas a situação do Bolsa Família, mas também de outros benefícios sociais do governo.
Por sua vez, você pode acessar o aplicativo do Bolsa Família, realizando uma consulta com as próprias credenciais para verificar a situação cadastral no programa.
Por fim, também é possível verificar a situação diretamente pelo WhatsApp, pelo número de telefone (61) 4042-1552.
E se tiver algum problema com a situação cadastral?
O cidadão beneficiário também pode se dirigir à uma unidade do CRAS para conferir as informações sobre o CadÚnio e a participação no benefício do Bolsa Família.
Em caso de problemas, também é possível encaminhar uma nova documentação para continuar recebendo os benefícios do Bolsa Família.
De toda maneira, vale aguardar se os cortes anunciados pelo governo federal também resultarão em algum novo pente-fino para cortar beneficiários e seguir na busca pela redução de fraudes nos benefícios.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.