Cartão Alimentação do Bolsa Família: saiba como funciona e quem tem direito
Cartão Alimentação do Bolsa Família: saiba como funciona e quem tem direito.
Você já viu o Cartão Alimentação do Bolsa Família?
Algumas cidades ao redor do Brasil oferecem o complemento ao benefício; veja como funciona!
O que é o Cartão Alimentação do Bolsa Família?
O Cartão Alimentação é um benefício extra ao Bolsa Família, mas não faz parte da legislação nacional oferecida pelo governo.
Acontece que muitas cidades ao redor do Brasil oferecem o Cartão Alimentação como um complemente a ser usado no benefício, funcionando em estabelecimentos credenciados.
Assim, o Cartão Alimentação traz um valor pré-definidos para a compra exclusiva de alimentos em locais cadastrados para aceitar o cartão.
Quais as regras para receber o Cartão Alimentação do Bolsa Família?
Em primeiro lugar, o município precisa ter um programa que ofereça o cartão, como acontece com o Prato Cheio.
Alguns muncípios ao redor do país contam com a oferta do programa, pago geralmente com os recursos do próprio município.
Para ter acesso ao cartão, é preciso estar devidamente credenciado no CadÚnico, a exemplo do normal para o Bolsa Família.
Podem haver algumas condições diferentes, como a renda máxima de meio salário mínimo por pessoa já com o Bolsa Família em conta.
Como pedir o cartão?
Se a sua cidade oferece o benefício, o representante familiar pode se dirigir ao CRAS que toda a documentação de si e da família.
No processo, também deverá levar comprovante de residência atualizado e comprovante de renda para atestar o enquadramento nos programas.
A partir disso, o CRAS fará uma verificação completa do cadastro para checar a possibilidade de contar com o benefício.
Em caso de aprovação, o cidadão será convocado para retirar o cartão no CRAS, já que trata-se de um cartão físico mesmo, sem transferências online.
Qual o valor do Cartão Alimentação?
O Cartão Alimentação do Bolsa Família costuma ter um valor de R$ 200 a R$ 400, a depender do que foi definido pela Prefeitura.
Além disso, o mais comum é que o cartão só tenha validade em estabelecimentos comerciais para a venda de alimentos.
Diferentemente do Bolsa Família, que não há tantas restrições ao uso do dinheiro do benefício, o Cartão Alimentação só passa nos estabelecimentos comerciais credenciados.
No geral, nem todos os estabelecimentos comerciais podem aceitar o cartão, o que fica definido de acordo com as regras da cidade.
Quais os benefícios do Cartão Alimentação?
As cidades que oferecem o Cartão Alimentação conferem um bom complemento para o Bolsa Família para receber uma renda a mais.
E o fato de poder usar o cartão apenas com o alimento é uma medida interessante para fomentar a melhora da alimentação e dar uma ajuda importante, a exemplo do que acontece com o Auxílio Gás.
Como saber se a cidade tem Cartão Alimentação?
Para saber se a sua cidade oferece o complemento ao Bolsa Família, vá à uma unidade do CRAS e se informe sobre todos os benefícios da cidade.
Além disso, as prefeituras podem comunicar a oferta dos benefícios em seus canais oficiais na internet.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.