Faça isso se você NÃO QUER perder o benefício do Bolsa Família em 2025!

Faça isso se você NÃO QUER perder o benefício do Bolsa Família em 2025!

Faça isso se você NÃO QUER perder o benefício do Bolsa Família em 2025!
Foto: Edição BT

O Bolsa Família é um dos principais benefícios do país para milhões e milhões de famílias. Por isso, separamos algumas dicas para não perder o benefício em 2025; confira!

O que mais causa a interrupção do Bolsa Família?

De acordo com os próprios levantamentos do governo federal, o fator que mais causa a interrupção do Bolsa Família é a não atualização do CadÚnico.

Os sistemas do governo estão sempre cruzando dados de outras fontes para comparar as informações do CadÚnico.

Dessa maneira, quando o sistema identifica alguma inconsistência no cadastro, pode solicitar a interrupção ou até o cancelamento do Bolsa Família.

Isso acontece quando o beneficiário passa muito tempo sem atualizar o cadastro do CadÚnico e ainda apresenta mudanças na família.

Portanto, se você não quer perder o benefício, mantenha o seu cadastro sempre atualizado, principalmente quando troca de emprego ou de escola, por exemplo.

Emprego com carteira assinada cancela o Bolsa Família?

Não, conseguir um emprego com carteira assinada não interrompe imediatamente o Bolsa Família, pelo menos não pelo emprego em si.

Isso porque o requisito do Bolsa Família é de renda, atualmente com o máximo de R$ 218 por pessoa na casa.

Portanto, se a renda do emprego não causa a ultrapassagem do limite per capita, o cidadão segue recebendo normalmente o benefício.

De acordo com a nova regra, caso a renda aumente para meio salário mínimo por cada pessoa, ainda é possível manter o benefício.

A legislação prevê a concessão do Bolsa Família por até dois anos nesses casos. No entanto, poderá haver uma redução de até 50% no valor total.

A pensão alimentícia corta o benefício do Bolsa Família?

A exemplo do salário, a pensão alimentícia também pode causar o corte do Bolsa Família.

Isso porque se mantém as mesmas regras sobre os valores de rendimento. Logo, se a pensão aumenta a renda da família consideravelmente, poderá perder o acesso ao benefício do governo.

Por outro lado, se mesmo com a pensão alimentícia o valor per capita não ultrapassa os R$ 218 por pessoa, a família contiuará recebendo o benefício.

Como atualizar o cadastro no CadÚnico?

Para fazer a atualização do cadastro no CadÚnico, você deverá levar os documentos do representante familiar e de todos os membros da família.

Nesse sentido, reúna cópias de documento de identidade e de CPF (se houver) de todos os membros que moram na mesma casa e estão cadastrados juntos.

Para atualizações, você poderá ter que levar outros documentos como comprovante de matrícula na escola, acompanhamento pré-natal e comprovantes de renda.

Fui notificado pelo Bolsa Família, e agora?

Isso vai mudar de acordo com o tipo de notificação. Em alguns casos, o Bolsa Família notifica a família e dá um tempo para a regularização do cadastro, oferecendo a chance para retomar o recebimento do benefício.

Por outro lado, há casos em que o sistema identifica o beneficiário como fraude e pode solicitar a exclusão do cadastro. Para retomar, será preciso fazer uma nova solicitação junto ao CRAS.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.