INSS anuncia revisão de benefícios! Veja se você será impactado!

Em notícia recente, o INSS anuncia revisão de benefícios de seus contribuintes, e você pode ser impactado, mas acalme-se que trata-se de um novo procedimento.

INSS anuncia revisão de benefícios! Veja se você será impactado!
Foto: Freepik

Isso porque, ao longo dos últimos meses, o INSS vem implementando novos sistemas e novos processos para a liberação dos benefícios para os segurados, em constante modificação.

O objetivo da revisão é justamente garantir o bom funcionamento dos protocolos de seleção, conseguindo alcançar de maneira mais objetiva o público; entenda o procedimento! 

Entenda a revisão de benefícios do INSS

Já neste começo de julho de 2024, o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, discutiu os planos orçamentários do INSS para os próximos tempos. 

Nesse sentido, as mais recentes atualizações podem impactar cerca de 800 mil beneficiários, o que vem gerando bastante discussão na mídia e no próprio governo.

De acordo com o Ministério, o objetivo não é fazer um grande corte dos recursos, mas sim propiciar um acesso mais financeiramente estável e seguro para o governo.

O objetivo é ‘passar uma limpa’ de maneira digital para eliminar ilegalidades e tornar a concessão de benefícios de segurados mais justa e encaixada no orçamento anual do Instituto.

Conheça as novas atualizações do INSS

Ainda segundo Lupi, os sistemas do governo vêm implementando novos recursos digitais, processo que deve acelerar no segundo semestre de 2024.

A proposta é que haja uma redução próxima dos 26 milhões de reais para os próximos anos no orçamento do INSS, com a intenção de otimizar os pagamentos.

Segundo o Ministério da Economia, a busca é por irregularidades como um todo nos processos, e não apenas na Previdência Social. Por isso, segundo a entidade, o foco não é em cortar benefícios, mas em investigar problemas.

Veja o sistema Atestmed

Um dos novos recursos para a Previdência Social é o Atestmed, uma plataforma que permite aos segurados solicitarem os benefícios de incapacidade temporária totalmente pela internet.

Já em funcionamento desde os primeiros meses do ano, o Atestmed é uma plataforma da Previdência Social para receber as solicitações de auxílio doença, um dos principais benefícios do INSS.

O sistema é capaz de receber os documentos e fazer uma verificação totalmente online para analisar o pedido de auxílio doença.

Caso haja alguma divergência ou falta de clareza total nos documentos enviados e coletados pelo sistema, o INSS pode solicitar uma perícia médica presencial para a avaliação do benefício.

Quem tem direito ao Auxílio Doença?

O Auxílio Doença é um benefício concedido para os segurados do INSS que precisarem ficar fora do trabalho por pelo menos 15 dias corridos.

Para ter direito ao auxílio, é preciso comprovar vínculo com a Previdência Social e ter pago a contribuição por pelo menos um ano antes do pedido de afastamento do trabalho.

Os valores são referentes a 91% do salário-de-benefício. Vale relembrar que o salário-de-benefício é uma média aritmética dos últimos meses de contribuição.

Portanto, o auxílio doença pode não refletir o valor atual do salário do contribuinte, principalmente se há aumentos ou extras por performance ou por outras ativações de contrato.

Em casos de acidente de trabalho, o cidadão está livre do período de carência. O Governo não impõe lista de doenças aceitas, visto que vai depender do laudo médico apresentado junto ao Atestmed.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves