MDS lança novo cadastro único: descubra como a integração, segurança e agilidade podem facilitar o acesso aos benefícios

MDS lança novo cadastro único: descubra como a integração, segurança e agilidade podem facilitar o acesso aos benefícios.

MDS lança novo cadastro único: descubra como a integração, segurança e agilidade podem facilitar o acesso aos benefícios.
Foto: Jeane de Oliveira/FDR

Visando modernizar e fortalecer o acesso aos benefícios sociais, o governo tem investido em novas plataformas onlin.

Nesse sentido, o Cadastro Único promete um novo sistema. Confira tudo sobre o lançamento!

Ministério lança novo CadÚnico

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou o lançamento do novo Cadastro Único.

De acordo com o próprio Ministério, o sistema promete maior integração digital e online, procurando oferecer maior agilidade para os cidadãos e para os operadores.

Atualmente, cerca de 40 mil profissionais trabalham com operações no CadÚnico, e tais funcionários passarão por cursos de capacitação.

Qual a importância do CadÚnico?

O CadÚnico é responsável por receber os dados dos brasileiros, como renda, número de pessoas na casa e frequência escolar.

A partir disso, o próprio governo encaminha os benefícios sociais, sendo uma importante ferramenta para os programas de renda do país.

Segundo o ministro Feltrin, o objetivo do novo sistema é justamente ampliar a oferta dos benefícios diretamente pelo cadastro. Veja o que disse o ministro:

“Fizemos investimento para modernizar o cadastro, um cadastro que tem hoje uma capacidade de se integrar com várias áreas, com a educação, com a saúde, de se integrar melhor com os próprios municípios, com os estados, e de garantir uma condição de facilidade para um time extraordinário, que trabalha em cada centro de referência na área da assistência social. É o Minha Casa Minha Vida, é ali o Pé-de-Meia, é o Auxílio Gás, o Bolsa Família, um conjunto de programas que garante as condições de dignidade”, citou Feltrin.

Como será o novo CadÚnico?

Na verdade, as mudanças não serão exatamente para o público, mas para os próprios operadores do cadastramento do CadÚnico.

Nesse sentido, o objetivo é melhorar a integração das bases de dados do Governo, facilitando o processo de incluir novas famílias.

A partir disso, será mais fácil inserir dados importantes como nascimentos, benefícios previdenciários, falecimentos, empregos formais e outras mudanças nas famílias.

Outro fator importante é a segurança. A nova ferramenta permitirá monitorar a identificar fraudes de maneira mais fácil, sobretudo com o uso de inteligência artificial.

Além disso, a ferramenta contará com sistemas para análise dos dados, visando fornecer uma busca ativa para os próprios municípios. 

Com isso, o governo espera ter uma plataforma melhor integrada, inclusive para contribuir para a análise dos cadastros e melhora da distribuição de programas sociais.

Como se cadastrar no CadÚnico?

O cidadão que pretende se cadastrar no CadÚnico precisa se direcionar ao CRAS, entidade responsável por coletar os dados das famílias.

Em alguns locais, será necessário fazer o agendamento do atendimento do CRAS, o que pode ser feito por telefone e vai depender de cada cidade.

Nesse sentido, para o atendimento, leve os documentos de toda a família, como CPF, identidade, comprovante de renda e comprovante de endereço.

Quando a família conta com gestantes e crianças, será preciso levar documentos como comprovante de frequência escolar, carteira de vacinação e acompanhamento pré-natal.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.