14° Salário do INSS 2023: Projeto foi Aprovado? Saiba Quem Vai Receber

Tadeu Castro

18 de setembro de 2023

O 14º salário do INSS 2023 é uma dúvida recorrente entre a população. Por conta disso, separamos informações sobre o andamento do projeto, sobre quem vai responder e como conseguir o 14º salário do INSS 2023. Veja mais detalhes abaixo.

14º salário do INSS 2023

14º salário do INSS 2023

O que é o 14º salário?

O décimo quarto salário do INSS é o valor que será pago de forma extra aos beneficiários do INSS. Amparado pelo Projeto de Lei de n°4.367/2020, o valor, assim como os regulamentos do benefício, seguem parados na Câmara dos Deputados.

Logo, ainda não é possível falar sobre valores e possíveis datas de pagamento para o ano-base 2023.

Contudo, é importante lembrar que para receber o benefício (caso aprovado), é necessário cumprir as regras estabelecidas pelo INSS, e os valores são determinados pela CFT.

Veja mais detalhes e saiba tudo sobre o 14º salário do INSS 2023.

✓ Veja mais informações:


Quem vai receber o 14º salário do INSS 2023?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre quem vai receber o décimo quarto salário, de acordo com o projeto, os aposentados e pensionistas e demais beneficiários do INSS receberão o valor.

A ideia inicial é amparar financeiramente as pessoas que se virem prejudicadas pela pandemia, porém, tudo indica que o texto vai mudar e o benefício provavelmente deixará de ser transitório e vai passar a ser fixo.

Imagem: Money Times

O calendário sobre o pagamento, assim como o procedimento para receber o valor vai ser informado pelo INSS. Continue acompanhando e saiba se o projeto foi aprovado.


O projeto do 14º salário do INSS 2023 foi aprovado?

Muitas pessoas querem saber se o 14º salário do INSS foi aprovado. Como dito anteriormente, o projeto segue aguardando votação na Câmara há bastante tempo.

Apesar da proposta ter avançado, atualmente, ainda vai passar por apreciação conclusiva das comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público e de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

Dessa forma, aprovado na Câmara e no Senado Federal, o projeto seguirá para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Porém, mesmo que isto aconteça ainda este ano, o que é pouco provável, o 14º salário do INSS só começará a ser pago no próximo ano.

Imagem: Pexels

Os prazos previamente estabelecidos para liberação do benefício seria que o décimo quarto salário de 2020 seria pago em 2022 e o de 2021 seria pago em 2023. Porém, o que tudo indica é que as datas serão modificadas e o Dataprev informará os novos prazos aos segurados.


Onde acessar os valores do 14º salário?

Caso o 14° salário seja aprovado, seus valores ou informações poderão ser consultados através do site oficial do INSS. Como forma de facilitar, os contribuintes podem acessar os dados do sistema por meio do portal meu INSS e também através do celular.

Para isso é preciso realizar o login e a senha. As pessoas que não têm cadastro no sistema precisam inserir as informações de forma antecipada.

Todo o acesso ao aplicativo é realizado de forma segura. As pessoas que recebem auxílio-acidente ou Benefício de Prestação Continuada mais conhecido como BPC-Loas não terão direito ao valor Extra.

Para mais detalhes sobre o 14º salário do INSS 2023,  continue acompanhando este portal.

✓Leia também:

 

Tadeu Castro
Escrito por

Tadeu Castro

Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.