INSS não sabe o que fazer com 1,4 milhão de pessoas e benefício acaba atrasado; entenda

Gilmar Penter

5 de junho de 2024

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não sabe o que fazer com 1,4 milhão de pessoas e o benefício acaba atrasado, devido a frequentes falhas nos seus sistemas de processamento de dados.

Estas interrupções dificultam a tentativa do órgão de reduzir a enorme fila de espera. Se você é um dos milhões de brasileiros que está espernado um retorno sobre a sua solicitação de benefício, entenda aqui quais são os erros mais comuns e se há algo a ser feito para diminuir o atraso na resposta. 

INSS não sabe o que fazer com 1,4 milhão de pessoas, e benefício acaba atrasado; entenda

Quanto tempo o INSS demora para aprovar pedido?

A fila do INSS está fazendo com que beneficiários aguardem 40 dias ou mais para a provação do benefício e análise de todos os dados.

Em abril de 2024, o governo conseguiu reduzir o estoque de pedidos pendentes em 3,4%, mas ainda restam 1,4 milhão de pedidos aguardando resposta inicial. Se considerarmos todos os processos em espera, incluindo recursos de decisões iniciais e outros tipos de solicitações, a fila chega a 4,49 milhões.

Como saber quanto tempo vou demorar para ter benefício aprovado do INSS?

Se você ainda está no aguardo de uma resposta de pedido de benefício do INSS saiba que é possível fazer a consulta pelo aplicativo do Meu INSS ou no site oficial da instituição. SIga o passo a passo para consultar seu processo e estimar a data de resposta: 

  1. Acesse o site oficial do Meu INSS;
  2. Faça login com seu CPF e senha do Gov.br;
    consulta de processo do inss
  3. No menu inicial, vá em “Consultar Pedidos”;
  4. Clique em “Consultar Pedidos”;
  5. Como já está logado aparecerá na tela suas últimas solicitações, clique sobre aquela qual deseja consultar.

Principais erros do INSS

Entre janeiro de 2023 e meados de abril de 2024, foram registradas 164 interrupções nos sistemas do INSS, totalizando quase três meses de inatividade.

Estas falhas afetaram 3,4 milhões de processos de um total de 25,4 milhões concluídos no período, ou seja, 13,4% dos processos foram impactados.

A maioria dos sistemas do INSS é administrada pela Dataprev, que pertence ao estado. As falhas ocorrem em vários sistemas usados para analisar e conceder benefícios. Em média, cada interrupção durou cerca de 10 horas e 53 minutos e a fila de espera chega a ultrapassar 40 dias.

A maior parte dos erros são dos sistemas:

  • Sirc: Sistema utilizado para concessão de salário-maternidade, que totalizou 20 dias fora do ar.
  • GET: Gerenciador de tarefas que inclui serviços como “Meu INSS” e o canal telefônico 135. Este sistema teve a maior incidência de falhas, com 50 interrupções, embora de curta duração.
  • CNIS: Cadastro Nacional de Informações Sociais, um banco de dados com o histórico de contribuições dos trabalhadores, registrou 20 panes no período.

Outros sistemas afetados incluem o Prisma, usado para pedidos de aposentadoria e pensão, e o Sibe, que processa requisições do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Veja também: datas de junho para pagamento do seu INSS.

Além disso, a falta de pessoal é frequentemente apontada pelo INSS e pelo Ministério da Previdência como uma das principais dificuldades para reduzir as filas. O governo já se pronunciou sobre uma melhoria da eficiência da equipe do INSS em 2024, mas ainda assim, para o beneficiário a demora ainda é um fator preocupante.

Gilmar Penter
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Gilmar Penter

Com uma carreira jornalística iniciada em 2013, Gilmar Penter se dedica a traduzir temas complicados, como economia popular, benefícios do governo e questões ambientais, para uma linguagem simples e acessível. Além da redação com SEO, têm passagens pelo rádio e experiências na produção audiovisual e em fotojornalismo.